Resenha Morando Sozinha

em 28 de fevereiro de 2017

Morando Sozinha
Tudo que você precisa saber para ter uma vida independente
Fran Guarnieri

ISBN-13: 9788581742113
ISBN-10: 8581742114
Ano: 2015 / Páginas: 160
Idioma: português
Editora: Belas-Letras

"No dia em que eu saí de casa o meu pai me disse: 'Filha, você tem dinheiro?’”
Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!


Resenha


Já conhecia Fran Guarnieri pelo seu blog Morando Sozinha, ler seu livro foi super interessante porque além da autora nos apresentar sua experiência ao morar sozinha também dá várias dicas sobre o que é necessário ter na sua primeira casa, quais os itens necessários, sugestões sobre o que comprar no supermercado, quais utensílios comprar para sua cozinha, e não só isso, uma das coisas que fiquei de boca aberta, não sabia da burocracia que é alugar um apartamento ou uma casa, você conhece o que é caução de imóveis? Sabe que provavelmente vai precisar de um fiador?

Pois é, eu nem pensava nisso, e ler esse livro de certa forma me abriu os olhos, nada como você planejar está nova empreitada na sua vida não é mesmo?



"Quando você tem a sua casa, você percebe que existe vida além de comprar roupas e sapatos, pois grande parte da sua renda começa a ser voltada para ela. Você abre mão um pouco de você, mas é uma sensação muito boa ver tudo tomando forma e ficando com a sua personalidade."


Fran também nos apresenta seu plano diário de limpeza e organização, são dicas que são uma mão na roda, desculpem a expressão, rsrs, com certeza este livro é uma ajuda bem vinda se você pensa em morar sozinha, seja em uma casa ou apartamento.


"E realmente não existe idade certa para tomar uma decisão dessas. O que você deve pensar é o que realmente você quer para sua vida, e se morar sozinha estiver nesse pacote, vá em frente."


Em suma, o livro aborda vários tópicos interessantes, desde os gastos à possível solidão de se morar sozinha, achei prático, achei genial, achei demais, isso porque tem 5 anos que quero morar sozinha, mas nunca dei o primeiro passo, com este livro sei que quando dar o passo será consciente e será muito bem preparada.

"A solidão é algo que vai estar presente em qualquer ambiente em que você viva. Mas, quando você vai morar sozinha, você sente que ela ficou um passo mais perto de você."

Beijos



16 comentários

  1. Oie Camila!
    Não conhecia esse livro e gostei muito da resenha.
    Para falar a verdade nunca imaginei morando totalmente sozinha, sempre pensei que poderia dividir o espaço com alguém: um amigo, um namorado...Mas fiquei curiosa sobre essa leitura.Colocarei na lista!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mila!
    Eu também penso em morar sozinha já faz uns cinco anos, mas ainda não tomei coragem de enfrentar essas responsabilidades. O livro parece ser extremamente útil para quem tem esse plano e acredito que melhor ainda se for lido antes de sairmos do conforto da casa dos nossos pais. Espero poder lê-lo em breve, as dicas são super úteis mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Hey Mila,

    Já tinha visto esse livro em outro blog mas nunca parei para ler a resenha, infelizmente não conheço a autora, esse livro parece ser maravilhoso pra mim já que estou pensando em fazer faculdade em outra cidade tenho certeza que eu amaria as dicas.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mila!
    Esse livro teria sido uma mão na roda na época que fiz intercâmbio hahahahaha
    Não sou muito do estilo, mas achei bem legal a proposta do livro.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha Premiada Paixão e Crime

    ResponderExcluir
  5. Adorei o livro, preciso ler urgente já que breve pretendo tá tendo essa independência . Assim que comecei ler a resenha, vi que referia um blog e partir procurando qual é. E ele lindinho, e é real. O que me deixou ainda mais feliz, justamente por ser livro com experiencias reais de uma pessoas. O que passou depois que sair de casa. E todas as revi voltas que ocorreu. Quero muito tá lendo essa obra, pra já

    ResponderExcluir
  6. Não vejo a hora d morar sozinha e vou adorar as dicas no livro rsrs
    Amo livros com dicas e tal então esse está na minha lista desde o quote que postou

    ResponderExcluir
  7. Oi Mila.
    Nossa adorei a resenha. Este livro deveria ser lido por todas as jovens que pensam em morar sozinha por rebeldia, pois mostra como realmente é e que não é tudo uma mar de rosas.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Mila,melhor expressão mesmo que você poderia usar,mão na roda um livro desse sim kkk

    Nossa,quando eu decidir morar sozinha,com toda certeza absoluta eu irei precisar de uma ajuda,pq está para nascer pessoa mais perdida que eu... E nunca morei sozinha até agora,então creio que para se adaptar não seja nadaaa fácil,mas pelo que você menciona o livro traz dicas primordiais e básicas para as pessoas passarem por essa fase.. E a linguagem parece ser bem fácil mesmo!!!
    Adorei a dica Mila,pode ter certeza que logo logo irei necessitar dele 😉
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Achei a narrativa engraçada, mas é algo que eu leria. Acho que tudo é uma questão de ensinamentos. Moro com meus pais ainda, mas nem por isso vivo a comprar roupas e sapatos. Ajudo com as contas. E não penso em sair de casa tão cedo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, é necessário muita preparação mesmo para dar esse grande passo, as responsabilidades e a rotina muda. O livro é bem interessante e vai ajudar muitas pessoas que consideram ter um lugar próprio. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que livro mais bacana!
    Preciso!
    Eu não moro sozinha, mas passo praticamente o tempo todo sozinha cuidando da casa, e as vezes me perco mesmo kkk
    vou querer ler com certeza!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Mila.
    Meu maior medo na vida é morar sozinha, não que eu tenha algum complexo de não querer ficar sozinha, pelo contrário amo a solidão e o silêncio, mas só de imaginar dormir sozinha em uma casa hum não vou nem tentar imaginar kkkkkk.
    Adorei o livro e vou ler sem sombra de dúvidas, vai que encontre uma motivação né kkk.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Eu simplesmente adorei este livro, desde daquele quote que você postou. Já morei sozinha um ano e foi o melhor ano da minha vida, realmente se deve ter planejamento, mas tudo fica ótimo depois. Ainda quero voltar a ter essa vida independente. Ótima dica e resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  14. Eu achei muito legal a ideia desse livro. Eu ainda não penso em morar sozinha tão logo, mas é uma ótima dica pra quem está pensando nisso. E realmente tem bastante burocracia pra conseguir alugar um apto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Mila!
    Já morei sozinha durante uns anos antes de casar novamente há 17 anos e foi uma experiência boa em vários aspectos, mas tiveram outros mais técnicos que foram bem complicados e se tivesse um livro desse na época, teria me ajudado muito.
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Mila!!
    Adorei esse livro Morando Sozinha!! Parece ser um guia de como se virar sozinha em várias situações!! Achei bem bacana o livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!